Terceirização de frotas: como escolher a empresa certa

Terceirização de frotas: como escolher a empresa certa

02/09/2019

A contratação de uma locadora para gestão de frotas deve ser feita com base em uma boa pesquisa de mercado. Afinal, trata-se da escolha de um parceiro que vai impactar diretamente na produtividade de sua equipe.

Veja a seguir 3 dicas essenciais ao considerar a empresa que fará a gestão da frota de sua empresa.

 

  1. Procure clientes das locadoras que você tem interesse

Consultar a opinião de outras empresas que contrataram locadoras para esta função é uma das práticas que diminui os erros na escolha. E nada melhor do que conversar diretamente com os clientes para saber mais sobre a experiência do futuro parceiro e o histórico do trabalho que ele vem executando.

Para entender como sua frota será administrada, pergunte também aos clientes qual o nível de satisfação deles, qual o conhecimento técnico da empresa, como é/foi o atendimento. O tópico do atendimento é extremamente importante, então não hesite em perguntar quais processos e metodologias a locadora segue para solucionar problemas.

Por fim pesquise informações como tipos e quantidade de clientes que atende, dados que vão ajudá-lo a entender se a empresa está adequada ao seu negócio.

 

  1. Pergunte sobre a rede credenciada de oficinas

Manutenções são necessárias, assim como imprevistos podem acontecer. Para não deixar os veículos parados por muito tempo em uma oficina e prejudicar a produtividade do negócio, procure informações sobre as oficinas que atendem as locadoras que você tem interesse.

O que é importante saber: localização, credibilidade e qualidade dos serviços prestados. Oficinas com histórico ruim podem prejudicar sua empresa ao executarem um serviço de pouca qualidade nos veículos da frota.

 

  1. Peça informações detalhadas sobre o pós-venda

 Pergunte sobre o processo de logística e entrega dos veículos e sobre todos os canais de comunicação que estarão disponíveis após a contratação da locadora. O trabalho de pós-venda pode contar com atendimentos via e-mail, mensagens instantâneas e telefone. Verifique as metodologias que a empresa utiliza e quais se adequam melhor às suas necessidades.

 

Fique atento!

 

Mesmo com a terceirização da frota, é necessário acompanhar os trabalhos da empresa contratada. O gestor de frotas pode adquirir novas funções após a transição da empresa e assumir um lugar estratégico, com foco em produtividade e corte de custos.

Caso não exista a função de gestor de frotas, a dica é planejar quem será o colaborador que vai acompanhar o serviço da locadora e garantir que tudo é realizado dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos por sua companhia.

Fleet News