CRV Eletrônico: novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e)

CRV Eletrônico: novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e)

16/02/2021

Com o avanço tecnológico, muitos documentos de trânsito ganharam suas versões digitais. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já pode ser acessado por aplicativo desde julho de 2020. Agora é a vez do Certificado de Registro Veicular (CRV) passar pelo processo de digitalização.

 

O que é o Certificado de Registro Veicular (CRV)

Também conhecido como Documento Único de Transferência (DUT), o CRV atesta a propriedade e registro do veículo junto aos órgãos de trânsito, como o Detran.

Ele é responsável por comprovar a transferência de propriedade de um veículo (no caso de compra e venda) como se fosse um recibo, a fim de evitar fraudes e irregularidades.

 

O CRV Eletrônico

Atendendo à resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), em 4 de janeiro de 2021, passou a valer em todo o Brasil a unificação do CRV e do CRLV em um documento totalmente digital: o CRLV-e. Com isso, agora é possível ter acesso a ambos pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo site do Detran do seu estado.

Essa digitalização garante mais praticidade ao motorista, que não precisa carregar o documento em papel e pode ter acesso a ele mesmo na ausência de internet. Quem já possui o CRV físico não precisa realizar a mudança para o eletrônico, apenas quando for necessário emitir uma nova versão do documento.

 

Como usar o CRLV-e pelo aplicativo

1. Fazer o download do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito;
2. Realizar o cadastro;
3. Acessar a aba “Veículos” e clicar em “Licenciamento Digital”;
4. Informar o Renavam e o Código de Segurança do CRV;
5. Fazer o download do documento ou imprimir.

 

Caso opte por imprimir o documento, há um QR Code que comprova sua autenticidade.

Além disso, é possível cadastrar mais de um CRLV-e no aplicativo e ele também pode ser compartilhado com outras pessoas que utilizam o mesmo carro.

Fleet News