Como higienizar os veículos da sua frota e combater o COVID-19

Como higienizar os veículos da sua frota e combater o COVID-19

07/04/2020

Limpar as mãos com frequência e manter distância segura de outras pessoas são cuidados individuais fundamentais no combate ao COVID-19. Mas como expandir estas medidas para outro cenário onde pode existir o contágio e a propagação do vírus – como dentro de um veículo, por exemplo?

Medidas de segurança para se proteger do coronavírus dentro de um veículo

Os cuidados precisam ser redobrados nos carros e outros veículos automotivos, especialmente nas áreas internas mais tocadas pelos motoristas. Entre as medidas de segurança mais básicas estão a limpeza constante do volante, do painel, da manopla de câmbio, do freio de mão, das maçanetas e dos botões (ou a manivela) que abrem os vidros.

Evite usar álcool em gel

Este tipo de produto serve muito bem para higienização de mãos e de outros objetos, mas quando o assunto é a limpeza das áreas internas do carro, a escolha precisa ser outra para não danificar nenhuma peça do veículo. A higienização, neste caso, não poderia ser mais simples e acessível: é suficiente usar um pano úmido com uma mistura de água e detergente. Essa combinação não agride materiais como o couro, que ficariam ressecado com a aplicação do álcool em gel.

Estatísticas comprovam a falta de higienização dos veículos

Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos por um portal de aluguel de carros, somente 32% dos motoristas têm algum tipo de cuidado com a limpeza do interior dos veículos e limpam a cabine uma vez por ano.

De acordo com o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia, cerca de 700 tipos diferentes de bactérias podem viver dentro de um veículo, sendo que os dois tipos mais comuns causam infecções alimentares, de pele e inflamação.

Redobre a atenção nas áreas de maior risco de contaminação do coronavírus

Logo ao acessar o veículo, dê atenção especial ao volante – que geralmente é a parte com maior potencial de contaminação do COVID-19, já que tem contato frequente das mãos.

Em seguida, passe o pano com a mistura de água e detergente nas outras áreas mencionadas. No painel, assim como nos bancos e tapetes, o aspirador de pó é um ótimo complemento.

A sugestão é fazer a limpeza diariamente, no final do dia, ou pelo menos uma vez por semana – se a frequência de uso do veículo for baixa. Lembre-se sempre dos cantos e áreas que juntam poeira.

Quer mais proteção contra o COVID-19? Contrate especialistas e oriente sua equipe

Uma alternativa complementar aos cuidados diários, especialmente para empresas ou pessoas que trabalham com frotas, é contratar serviços especializados em lavagem.

Além destas medidas, é fundamental a orientação básica aos motoristas de higienizar as mãos com álcool em gel antes de entrar no veículo e antes de sair.

Outros hábitos simples, como cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, ajudam a evitar a proliferação do vírus. Dessa forma, todo o cuidado com a limpeza interna dos carros valerá a pena e será mais uma medida importante no combate a esta doença.

Fleet News