Como escolher o carro certo para a frota de sua empresa

Como escolher o carro certo para a frota de sua empresa

25/07/2019

Fazer um investimento importante como decidir a empresa que cuidará da frota do seu negócio pede tempo e atenção: pesquisa de preços, tipos de veículos, modelos e marcas, além de conhecer as necessidades da empresa.

Antes de escolher os veículos de sua frota, é importante conhecer as diferenças entre eles. Confira a seguir as principais características de compactos, sedans, utilitários e SUVs para acertar na escolha.

 

COMPACTO

Principais vantagens: praticidade e economia

Os carros compactos são indicados preferencialmente para trabalhos dentro da cidade e serviços sem transporte de cargas – por exemplo: atendimento ao cliente. Costuma ser a opção utilizada por equipes técnicas e de prestação de serviços, além de time de vendas, entre outros.

Outra vantagem deste tipo de veículo está em seu tamanho: fácil de manobrar e cabe em vagas pequenas nas ruas. Eles também costumam gastar menos combustível, uma vez que são leves e com motores menores e, muitas vezes, com sistema flex.

Por fim, a variedade dos compactos é grande, o que aumenta a chance de encontrar bom custo-benefício. Quem buscar por versões mais atuais terá opções com direção hidráulica e outros recursos que trazem conforto à equipe.


SEDAN

Principais vantagens: espaço e conforto

Ao contrário do compacto, o sedan costuma ser uma boa opção para equipes que transportam pequenas cargas no dia a dia – como representantes comerciais que levam amostras, por exemplo. Este tipo de veículo tem espaço amplo tanto na área dos assentos dos passageiros quanto no porta-malas. Trata-se de uma categoria multifuncional de carro para frota, sendo uma boa alternativa também para colaboradores com cargos de liderança e para pequenas equipes.


UTILITÁRIO

Principais vantagens: robustez e confiança

Entre os utilitários estão os furgões e as caminhonetes, ambos indicados para serviços de deslocamento de cargas maiores – seja no transporte de pedidos ou de material de trabalho. Entre as empresas que utilizam este tipo e veículo estão as transportadoras de medicamentos e empresas que prestam serviços de manutenção – e precisam transportar equipamentos, por exemplo.

Opte pelo furgão caso a carga precise ficar protegida de sol, chuva, vento e outras condições climáticas. Este modelo também é ideal para entregas e serviços feitos nas cidades, em centros movimentados, pois não deixa o material transportado à mostra.

 

SUV E SEDAN PREMIUM

Principais vantagens: segurança e performance

Os veículos SUV e os modelos sedan premium são indicados especialmente para transporte e viagem dos executivos da empresa. O SUV tem um diferencial que pode ser importante dependendo da região: a tração 4×4.

Mas tanto este modelo quanto o sedan premium oferecem bastante conforto e recursos – como estabilidade, airbags e monitoramento de fadiga. Além disso, esses veículos normalmente contam com bancos de couro, câmbio automático e sistemas multimídia como atrativos.


Escolha da frota X necessidades da empresa

Antes de definir quais veículos adquirir para a frota do seu negócio, certifique-se que essa escolha está alinhada às necessidades operacionais da empresa. Afinal, cada tipo de carro oferece funcionalidades e vantagens específicas.

Uma vez definidos os tipos de veículos, é importante considerar os modelos e as marcas que entregam melhor performance, economia e funções que tenham a ver com o seu negócio.

Fleet News