Como calcular o número ideal de veículos para a frota da empresa

Como calcular o número ideal de veículos para a frota da empresa

27/09/2019

A escolha pelo tipo de veículo, quantidade e características da frota terceirizada são essenciais para diminuir custos e melhorar a produtividade de sua empresa.

Estimar o número correto de veículos da frota é imprescindível para que o negócio alcance eficiência e resultados consistentes – em vez de mais gastos.

 

Como definir a quantidade certa de veículos de sua frota terceirizada

Alguns pontos devem ser analisados para a tomada de decisão:

 

  • Dinâmica do crescimento anual da empresa
  • Necessidades do negócio em relação ao transporte
  • Dias de trabalho
  • Rotas que serão utilizadas

 

Não existe uma fórmula pronta para este cálculo, uma vez que o número final varia conforme cada caso e necessidade. No geral, é necessário levar em consideração as características da sua empresa e seu orçamento, buscando escolher os tipos de veículos que serão mais econômicos, eficientes e trarão certo conforto.

 

Como escolher o melhor modelo de veículo

É necessário entender qual tipo de veículo atende melhor as necessidades operacionais da empresa, uma vez que a padronização da frota é um ponto importante. Quanto menor as diferenças entre os modelos, mais fácil será a gestão da frota.

Um bom caminho é criar hierarquias, ou seja, diferenciar modelos dos vendedores e dos gestores de venda. Caso estes modelos sejam semelhantes, a gestão da manutenção dos veículos será facilitada.

Leve em consideração o quanto cada veículo consome de combustível e quais são as opções mais econômicas. O INMETRO, por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), oferece um indicador semelhante às dos eletrodomésticos (consumo de energia) e pode ser seu guia. Coloque nessa conta também os gastos com manutenção de cada modelo, normalmente informados pelas montadoras.

 

Terceirização: o que considerar

Se você está em dúvida entre adquirir os carros da frota ou contratar uma que oferece este serviço, comece pesquisando valores dos seguros, custos com documentação, IPVA, licenciamento e DPVAT, e também a depreciação do veículo.

Algumas das vantagens da contratação de uma locadora são descontos oferecidos e a possibilidade de contar com carros reserva. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher uma locadora para a frota da sua empresa .

Por fim, ao cruzar essas informações com seu orçamento e com a quantidade de veículos que precisa adquirir, terá maior clareza sobre o caminho ideal: se vale a pena optar pela terceirização ou não.

Fleet News