7 dicas de direção defensiva em ruas vazias: dirija com segurança na pandemia

7 dicas de direção defensiva em ruas vazias: dirija com segurança na pandemia

27/05/2020

O isolamento social é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)  para evitar a disseminação do Covid-19 e deve ser seguida com seriedade. No entanto, em situações em que for extremamente necessário sair às ruas – seja para ir a algum serviço essencial ou para trabalhar – a atenção no trânsito deve ser redobrada, mesmo que as ruas estejam vazias e pareçam seguras.

Com a sensação de tranquilidade, muitos condutores relaxam no volante. E aí que está o perigo: mais do que nunca será preciso colocar em prática as técnicas de direção defensiva, a fim de conduzir seu veículo de maneira segura. A direção defensiva nada mais é do que um conjunto de ações preventivas e cautelosas do motorista diante das adversidades que acontecem no trânsito.

 

1. Dê passagem segura a veículos de emergência

 Dirigir por vias e estradas com pouco movimento pode passar a falsa impressão de tranquilidade, mas, na verdade, é justamente o contrário: sua atenção e concentração precisam ser ainda maiores. Afinal, veículos de emergência, como ambulâncias e carros de polícia, podem passar com maior frequência e em alta velocidade e, neste caso, é necessário estar atento para dar passagem ou até encostar com segurança.

 

2. Atenção redobrada com pedestres e ciclistas

 Quem precisa sair de casa e está fazendo os trajetos a pé ou de bicicleta deve seguir a recomendação de manter uma distância segura de outras pessoas. Como consequência desta medida, ciclistas podem desviar inesperadamente de outros – assim como pedestres – e entrar nas vias. Neste caso, esteja sempre atento a eles, especialmente em momentos de visibilidade reduzida, seja à noite ou durante chuvas e neblinas.

 

3. As duas mãos ficam no volante – sempre – e não no celular

Dirigir pode ser algo tão comum que o ato de trocar mensagens rapidamente parece não fazer nenhum mal. Mas não se engane: qualquer distração é perigosa – e, no caso do celular, ilegal. Manter as duas mãos no volante é a única maneira de estar seguro para responder rapidamente a qualquer imprevisto, sem nenhuma alteração no estado de alerta necessário no trânsito. Sabe-se que o motorista em menos de meio segundo para evitar um acidente, portanto, é fundamental na prática da direção defensiva que toda sua atenção esteja concentrada na condução do veículo.

 

4. Mantenha uma distância segura do veículo da frente

Esta é uma regra que deve ser lembrada sempre, afinal, a distância é um fator importante na prevenção de acidentes. Manter-se longe de outros veículos faz com que você tenha mais tempo para reagir a uma freada brusca e esteja a uma distância maior para conseguir parar com segurança. Vale saber que um carro demora três vezes mais para parar totalmente ao frear em piso molhado quando comparado a uma freada em chão seco – portanto, atenção dobrada na chuva ou em climas adversos como neve (fora do Brasil) e neblina.

 

5. Respeite os limites de velocidade

Não caia na tentação de acelerar acima dos limites da via, pois eles seguem valendo mesmo em meio à pandemia. A definição da velocidade em cada região diz respeito às condições das vias, como inclinação, visibilidade e curvas, e não somente à movimentação de veículos e pedestres. Como prática de direção defensiva, respeitar estes limites evita colisões, acidentes e capotamentos.

 

6. Redobre a atenção nas ultrapassagens

Certifique-se de que vai ultrapassar outro veículo de forma segura, apenas em locais permitidos e garantindo que você tenha visibilidade total naquele momento. Vale saber que 30% dos acidentes acontecem por desrespeito às normas, sendo que a ultrapassagem indevida faz parte deste montante, segundo levantamento do Ministério da Infraestrutura.

 

7. Não saia de casa em más condições físicas e emocionais

Dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas ou outras substâncias ilícitas coloca em risco sua vida e a de outras pessoas – condutores, passageiros, pedestres, ciclistas etc. Mas evite conduzir também quando estiver com sono ou em situações de indisposição física e emocional – algo que pode ser mais comum neste contexto de isolamento social. Cuide de você e dos outros, saindo somente em situações inevitáveis e quando estiver bem, tranquilo e atento a todas estas práticas de direção defensiva.

Fleet News