Documento Digital de Veículos chega até o final de junho em todo o Brasil

Documento Digital de Veículos chega até o final de junho em todo o Brasil

01/04/2019

Mais um aplicativo chegou para facilitar a vida dos brasileiros. Depois do lançamento da Carteira Digital de Trânsito (CDT) — a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — agora é a vez do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ganhar a sua versão mobile.

Chamado de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe), o documento digital foi implantado em agosto de 2018, no Distrito Federal, e já chegou no Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe.

Os Detrans de São Paulo, Rio de Janeiro e dos demais estados têm até 30/06/2019 para oferecer a versão digital do licenciamento de veículo aos usuários. A previsão inicial era implantar o serviço até 31/12/2018, mas o prazo teve que ser prorrogado nos estados com as maiores frotas.

 

Fácil, prático e disponível para Android e iOS

Não é preciso ter certificado digital ou ir ao Detran. O CRLVe pode ser baixado para smartphones, tablets ou outros dispositivos, pelo mesmo app da Carteira Digital de Trânsito. No entanto, é preciso estar com o licenciamento anual do veículo em dia, sem multas ou pendências.

A versão mobile do licenciamento está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. O CRLVe tem os mesmos dados do documento impresso e um QR Code para evitar falsificações e validar a situação do veículo pelo agente de trânsito.

Com o aplicativo instalado, é fácil baixar a versão digital do licenciamento do veículo. Basta fazer o cadastro e informar o número do Renavam e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV), confirmando a propriedade do veículo.

 

Mais vantagens e próximos passos

A grande novidade é que a versão digital do licenciamento do veículo tem o mesmo valor jurídico do original, dispensando o porte obrigatório. Em uma fiscalização de trânsito ou abordagem policial, é só apresentar o documento digital, disponível em seu smartphone.

Outra vantagem de obter a versão digital do licenciamento é que o CRLVe pode ser compartilhado por até cinco condutores, além do proprietário do veículo. Para isso, basta informar o CPF do destinatário, que receberá uma mensagem para aceitar ou não o arquivo.

Segundo dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) — que desenvolveu o app para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) — , até o momento, 102 mil proprietários de veículos já têm o CRLVe.

Os próximos estados a disponibilizar o documento digital são Alagoas e Santa Catarina. Quer saber mais? Acesse o Portal de Serviços do Denatran e faça o seu cadastro. Se preferir baixe o app na Play Store de sua preferência.

Fleet News