CONHEÇA O LIMITE DE VELOCIDADE DE CADA VIA

CONHEÇA O LIMITE DE VELOCIDADE DE CADA VIA

09/05/2018

Com as melhorias de desempenho e estabilidade dos veículos é muito fácil exceder o limite de velocidade sem ao menos perceber. Por isso, é imprescindível ficar atento ao velocímetro e manter a sua segurança e dos outros. Evite multas pesadas e ainda colabore para um trânsito melhor e mais seguro.

Definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os limites de velocidade levam em consideração tanto a segurança dos condutores, pedestres e demais circulantes, quanto a própria fluidez do trânsito. Por lei, os índices de velocidade dependem da via, sendo eles:

  • 30 Km/h nas vias locais;
  • 40 Km/h nas vias coletoras;
  • 60 Km/h nas vias arteriais;
  • 80 Km/h nas vias de trânsito rápido.

 

Já nas rodovias de pista dupla os limites são:

  • 110 Km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;
  • 90 Km/h para os demais veículos.

 

Enquanto nas rodovias com pista simples estão estipuladas as seguintes velocidades:

  • 100 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;
  • 90 Km/h para os demais veículos.

 

Também é importante lembrar que velocidades muito baixas podem ser perigosas, o próprio CTB estipula uma velocidade mínima de circulação, que é a metade da velocidade máxima.

Uma direção com responsabilidade é, além de tudo, saudável para os condutores e evita outros transtornos financeiros e a suspensão da habilitação. Infrações de trânsito relacionadas a excesso de velocidade acarretam em multas que podem chegar a R$ 880,41 e vários pontos na carteira. Sendo assim fica claro que é do interesse do condutor dirigir dentro dos limites legais de velocidade, respeitando os direitos dos demais e protegendo sua própria vida.

A Fleet Solutions está comprometida em ajudar na melhoria da mobilidade urbana brasileira e acredita que pequenas ações no cotidiano dos condutores podem acarretar em grandes mudanças no trânsito. Tenha uma direção consciente e faça sua parte também para um trânsito melhor.

Fleet News