Aprenda a Agir Diante de um Acidente

Aprenda a Agir Diante de um Acidente

19/05/2018

O Movimento Maio Amarelo vem como um estímulo a todos os condutores e também aos pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro. De acordo com José Aurelio Ramalho, diretor presidente  do Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas e, 90% dos acidentes tem como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”.

Além de trabalhar com a conscientização para um trânsito mais seguro, a Fleet Solutions Brasil aproveita este artigo para instruir e relembrar aos condutores e pedestres como agir em um acidente. Fique atento aos procedimentos e preste socorro de forma adequada!

 
– Sinalize o local. Ligue as luzes de emergência dos veículos envolvidos e posicione o triângulo a uma distância segura de aproximadamente 30 metros.
– Verifique a condição dos acidentados, sem tentar movimentá-los.
– Ligue para o resgate que pode ser o corpo de bombeiros, polícia rodoviária ou o serviço de UTI móvel da empresa que tem a concessão de uma rodovia.
– Aguarde o socorro em local seguro.
– Se possível, retirar os veículos envolvidos no acidente para o acostamento para liberar a via.
– Anote a placa dos carros, nome, carteira de habilitação e telefone dos envolvidos.

 

Prestar socorro em casos de acidentes é um dever do cidadão. Inclusive, ao deixar de prestar socorro o motorista está incorrendo em infração gravíssima, passível de multa, apreensão da CNH e detenção de até um ano, conforme o código 305 do CTB.

 

Mantenha-se informado e acompanhe nossas dicas pelas redes sociais e também em nosso site no Fleet News. Para mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo acesse o site oficial: https://www.maioamarelo.com/.

 

Fleet News