5 TENDÊNCIAS DE MERCADO QUE DEIXARÃO SUA FROTA MUITO MAIS EFICIENTE NOS PRÓXIMOS ANOS

5 TENDÊNCIAS DE MERCADO QUE DEIXARÃO SUA FROTA MUITO MAIS EFICIENTE NOS PRÓXIMOS ANOS

18/01/2019

Para se manterem competitivas, as empresas que possuem frotas necessitam de tecnologias que aumentem sua eficiência operacional. De acordo com o Startisa, portal de estatísticas alemão, o mercado norte-americano dispõe de 140 milhões de veículos comerciais, dos quais 40% utilizam sistemas de rastreamento, monitoramento e coleta de dados.

No Brasil, a adoção dessas tecnologias está apenas começando: de um total de 7 milhões de veículos de transporte e carga, somente 8% contam com sistemas inteligentes de gestão de frotas.  Entretanto, estima-se que nos próximos anos ocorra um crescimento exponencial das tecnologias para frotas, já que as empresas do setor estão cada vez mais preocupadas com a redução de custos, controle de riscos e melhorias de desempenho.

 

Confira as principais tendências tecnológicas para aumentar as vantagens estratégicas e competitivas de sua frota:

 

Sensores de pneus

Sensores especiais permitem acompanhar o desempenho dos pneus de toda a frota, avaliando a pressão, taxa de rotação e temperatura das peças.  Os dispositivos são acoplados à roda, próximo à válvula, de modo a transmitir as informações a uma central de controle.

Com isso, o gestor pode avaliar se o funcionamento dos pneus está dentro dos parâmetros adequados. Caso não esteja, é possível efetuar a troca antes que aconteçam imprevistos ou desgastes que coloquem em risco a segurança do motorista.

 

Telemática e telemetria integrada

Acompanhar o modo de condução do veículo e localizá-lo em qualquer ponto do mapa são alguns dos benefícios que as tecnologias de telemática e telemetria oferecem. Elas são utilizadas principalmente para monitorar excessos de velocidade, freadas ou acelerações bruscas, mudanças de rota, entre outros indicadores.

Além dessas funções básicas, os sistemas modernos já integram soluções avançadas para diagnóstico mecânico, análise logística e rastreamento de carga.  Com estas funcionalidades, o gestor pode coletar dados críticos para o planejamento, segurança e economia no gerenciamento da frota.

 

Big Data

Com a coleta de dados via telemática, faz-se necessário processar um grande volume de informações em tempo real – tarefa extremamente complexa sem o auxílio de softwares de Big Data.

Por meio de programas especiais de análise e cruzamento de dados variáveis, o gestor da frota consegue extrair informações relevantes sobre consumo de combustível, condições de trânsito, variações climáticas, padrões do trajeto, entre outros detalhes. Dessa forma, é possível ter um controle mais eficiente da frota e otimizar a tomada de decisões no gerenciamento.

 

Tecnologias de segurança

Tecnologias recentes de travagem automática, aviso preventivo de derrapagens e manutenção preditiva são algumas tendências para aumentar a segurança da frota. Inovações paralelas como sistemas de conectividade IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) também prometem revolucionar os aspectos de segurança, permitindo conectar cargas à internet para rastrear roubos e violações.

 

Carros elétricos

Na próxima década, os carros movidos à eletricidade conquistarão não só o consumidor individual, mas também as empresas que possuem frotas. Embora ainda sejam mais caros que os veículos convencionais, os carros elétricos podem ser adquiridos com incentivos fiscais, garantindo um bom custo-benefício em longo prazo.

A adesão dos modelos elétricos em frotas deve ocorrer junto à expansão de eletropostos em áreas urbanas e rodovias. A expectativa é de que até 2030 existam pelo menos 15 mil pontos de recarga espalhados pelo Brasil.

Fleet News