3 vantagens ao optar pelo Gerenciamento Sustentável de Frotas

3 vantagens ao optar pelo Gerenciamento Sustentável de Frotas

13/05/2019

Com 41,5 milhões de veículos circulando no país*, os grandes centros urbanos enfrentam dificuldades cada vez maiores. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná lidam com congestionamentos pesados, além de más condições das malhas rodoviárias.

Se considerarmos o aumento frequente no preço dos combustíveis, este cenário prejudica bastante a saúde financeira das empresas que utilizam frotas – em especial os pequenos negócios, que geralmente lidam com maiores desafios para se manterem lucrativos e produtivos.

Empresas que optam pelo Gerenciamento Sustentável de Frotas cortam grande parte dos custos relacionados aos veículos, uma vez que    são adotadas práticas que diminuem valores de manutenção e outras operações. Além disso, as medidas contribuem com o meio ambiente – já que os veículos sem manutenção correta e rotas sem planejamento significam maiores emissões de gases nocivos e, consequentemente, pioram a qualidade do ar.

 

O que é o Gerenciamento Sustentável de Frotas?

O Gerenciamento Sustentável de Frotas é um conjunto de ações que devem ser colocadas em prática dentro e fora da empresa, com objetivo de melhorar a produtividade dos veículos, além de diminuir custos operacionais e contribuir de forma positiva com o meio ambiente.

Entre as práticas adotadas, encontram-se o uso de softwares que monitoram os veículos, a adoção de hábitos que diminuem os gastos com combustível e estratégias para aprimorar a logística – por exemplo, a escolha das melhores rotas e horários.

 

Principais motivos para adotar o Gerenciamento Sustentável de Frotas

  1. Economia de gastos

Segundo o Sebrae, ao atuar com gestão sustentável de veículos são reduzidos em média 20% dos custos com combustível, sinistros, multas e 10% de desgaste dos pneus. Além disto, os veículos têm aumento de vida útil, com diminuição nos gastos com manutenção e valor do seguro. Estas medidas favorecem tanto a empresa – que terá menos custos com sua frota – quanto o meio ambiente – que sofrerá menor impacto ambiental.

  1. Maior eficiência no negócio

Softwares de controle e planejamento de roteiros aumentam a produtividade das frotas e geram históricos – que auxiliam na decisão sobre quais rotas devem ser utilizadas. Com isto, é possível aprimorar a logística, além de diminuir desvios e ociosidade de veículos. O resultado é maior eficiência, menores custos e entregas mais rápidas.

  1. Impacto social e ambiental

Aumentar a eficiência das frotas também reduz a emissão de CO2 na atmosfera. Esta atitude demonstra o comprometimento com a sustentabilidade e cria uma imagem positiva de responsabilidade ambiental – fato valorizado por grande parte do mercado e usuários finais. As empresas verdes têm atraído cada vez mais consumidores e, portanto, cresce também o faturamento.

Fleet News